segunda-feira, 25 de março de 2013

Adeus infância



“Ao tratar do tema Orientação Sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo
inerente à vida e à saúde, que se expressa no ser humano, do nascimento até a morte.
Relaciona-se com o direito ao prazer e ao exercício da sexualidade com responsabilidade.
Engloba as relações de gênero, o respeito a si mesmo e ao outro e à diversidade de crenças,
valores e expressões culturais existentes numa sociedade democrática e pluralista. Inclui a
importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis/Aids e da gravidez
indesejada na adolescência, entre outras questões polêmicas. Pretende contribuir para a
superação de tabus e preconceitos ainda arraigados no contexto sociocultural brasileiro.” 
( Parâmetros Curriculares Nacionais)

Fim da infância, momento de mudanças. Bom quando essas mudanças são partilhadas. Pode parecer estranho, mas bem próximo de nós existem amigos com os quais podemos discutir esse assunto. Mais estranho ainda é descobrir que nossos pais são excelentes aliados para essa discussão. Não querendo forçar a barra, mas buscando um ponto de partida, vamos tentar discutir de maneira adulta e consciente o seguinte tema. As implicações do primeiro beijo. Já aconteceu? Vai acontecer? Como será? Qual seu significado? Quem são as melhores pessoas para conversar sobre esse assunto. Se meus pais não falam comigo, com quem irei conversar?

Clique em comentários e deixe sua opinião. Você pode postar como Anônimo mais se desejar identifique-se  ao final do texto.



                                                          

33 comentários:

  1. O vídeo que fala sobre o primeiro "beijo" realmente ainda acontece o que disse no vídeo, mais pra muitas pessoas o primeiro beijo não tem importância, O meu primeiro beijo já aconteceu sim eu não lembro exatamente com quem foi pois já faz muito tempo, não é que eu não me lembro é que eu não me recordo, Aconteceu, Foi bom e disso não tenho o que falar, Meu significado foi muito forte pois foi enesquecivél, As melhores pessoas para nós discutir sobre esse assunto são os nossos pais mais na maioria das vezes é melhor com as nossas mães, Minha mãe muitas vezes já me explicou sobre isso e ainda explica.

    ResponderExcluir
  2. Eu converso com meus pais sobre o as coisas tipo primeiro beijo namoro,ficando, esse tipo de coisa geralmente se eu não tenho coragem eu falo com um amigo que conheço já a muito tempo caso eu não conseguir falar nen com meus pais nen com meus amigos eu fico queito mais ai eu converso com minha quando do namorando pra não ficar escondendo porque não sou mais crinça.

    ResponderExcluir
  3. o video é sobre um casal que se apaixonaram a primeira vista que se viram e estavam pretendendam dar seu primeiro beijo Sim teem um significado é bom quando é alguem que a gente goste muito é as melhores pessoas para gente conversar é amigas e nossas mãe é oque eu acho.

    ResponderExcluir
  4. sim ja aconteceu.O significado eu acho que é sim muito importante não só pra mim mais para muitas pessoas, pelo motivo que você nunca vai esquecer.
    as melhores pessoas para conversa sobre isso são as minhas amigas.não gosto de falar muito com minha mãe sobre isso,por isso converso com minhas amigas e diario.

    ResponderExcluir
  5. Eu Converso Com Os Meus Pais Sobre Esse Assunto O Primeiro Beijo Sim Aconteceu,Já Aconteceu,É Muito Bom Beija,Meu Significado É Que Eu Gosto É Uma Sensação Muito Boa Um Beijo Mostra Os Sentimentos De Uma Pessoa Pra Outra,As Melhores Pessoas Para Conversa Sobre Esse Assunto Es Os Meus Pais E Os Meus Amigos Eu Conversaria Com Os Dois.

    ResponderExcluir
  6. O meu primeiro beijo ja aconteceu foi meio estranho e diferente , bem eu não sou muito de conversar essas cisas com a minha familia porque tenho muita vergonha mas minha familia é super conpreenciva quando não converso com a minha mãe tenho outra forma de me espressar escrevendo em meu diario.
    bom é isso.

    ResponderExcluir
  7. O primeiro beijo foi espetacular foi fantastico foi bom.
    Seu pudesse volta no tempo para conseguir aquele beijo a garota era espetacularmente bonita.
    MEU PRIMEIRO BEIJO FOI COM 9 ANOS E A GAROTA ERA LINDA AINDA É BONITA SE EU PODESSE VOLTAR NO TEMPO IA SER BOM.

    ResponderExcluir
  8. sim ja beijei muitas meninas na escola que estudo.

    meu primeiro beijo foi na escola eu cercava as meninas e as meninas gostavam disso.

    as meninas do anna gosta de dois meninos.

    eu nao queria escrever isso mais tem que fazer

    porque temos muita vergonha.

    ResponderExcluir
  9. Meu Primeiro beijo Foi Na Epóca Que eu Ainda Tinha 6 Anos De Idade,Foi Muito Emocionante,Foi coisa de Momento, Ela Queria Eu Queria e Assim Foi.
    Depois de um Tempo Veio a Faze do Namoro de Brincadeira e Hoje Sou O Que Sou .
    Hoje Com 15 Anos O Namoro é Serio Não Tem Como Evitar A Mãe Dela Libera Tudo.

    ResponderExcluir
  10. eu converso com os meus pais sobre este ansunto mais guando ele nao quer falar eu com verso com as minha tias ou minha prima i eu sou o uma pessoa vou falar minha versaõ eu não sou virge mas não tenho namorada ja fiquei com a minha prima e um as menina mais elas numca ficaro fazendo essas pergunta

    ResponderExcluir
  11. O MEU PRIMEIRO BEIJO FOI COM MEUS PAIS QUANDO EU TINHA 8 ANOS E ASIM FOI CRESENDO E CONHESENDO MELHOR SE EU PUDESSE VOLTA NO TEMPO AI SERIA BOM DE MAIS COMO NAO DA AI FICA DIFICIU MAIS TABOM VO ABRENDE MUINTO MAIS SOBRE ISSO .

    ResponderExcluir
  12. O meu primeiro beijo ja aconteceu foi meio estranho e diferente , bem eu não sou muito de conversar essas coisas com a minha familia porque tenho muita vergonha mas minha familia é super conpreenciva quando não converso com a minha mãe tenho outra forma de me espressar escrevendo em meu diario.
    bom é isso.

    ResponderExcluir
  13. Bom o meu primeiro Beijo, foi com 9 anos numa festa que meus pais forão convidadso para uma festa na picina. bom eu não ando conversando muito com meus pais sobre isso mas eu acho que eles ja saben eu não tenhop muita intimidade com eles sobre isso então se for pra mim conversar sobre sexo, falo mas com meus amigos por que eu me sinta mas seguro por com os meus colegas els riem com migo e nos falamos muito sobre esse assunto eu ainda não tive a minha primeira vez mas eu espero que quando for que seja a melhor coisa que ja me aconteceu.!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu Já Tive meu primeiro beijo foi bom E Eu não falei com os meus pais Porque tive medo de eles brigar Sempre quando fico com alguem só conto para a minha prima e amigas quase nunca por intanto minha mãe pensa que sou BV e eu nunca tive relaso~es sexuais e eu vou conversar com os meus pais eu acho que é a melhor coisa é contar para a mãe e as vezez para os pais porque ela aconselha mais mesmo assim tenho muito medo como todo mundo adora beijar e bom conversar com.

    ResponderExcluir
  15. omeu prmeiro beijo foi com 12 anos sexo eu numca fiz eu sempre comverso com os meu pais ele sempre me oriemta sobre isso mais quamdo eu nao com versom com meus pais eu com verso com os meu colegas sobre sexo auguns dos meus colegas ja fizeram e eles falam que e muito bom tem meninas que perderam a virgindade com 11anos de idada eu nao acho isso uma idade apropriada para fazer sexo deveria tem um pouco mais de idade para fazer isso pramin para ter relasoes sexuasi 16 ou mais idade

    ResponderExcluir
  16. O primeiro beijo foi espetacular foi fantastico foi bom.
    Seu pudesse volta no tempo para conseguir aquele beijo a garota era espetacularmente bonita.
    MEU PRIMEIRO BEIJO FOI COM 6 ANOS E A GAROTA ERA LINDA AINDA É BONITA SE EU PODESSE VOLTAR NO Tempo...

    Meu Segundo Beijo Foi NA Sala De Aula Tinha 7 Anos Foi Muitoo Bomm Gostei Muitooo. !

    ResponderExcluir
  17. O meu primeiro beijo foi com 11 anos , eu achei que nao foi tão bom , porque não foi com quem eu gostaria . Meus pais ainda nao sabem com quantos anos eu perdi meu BV mas um dia irão saber . as vezes eu converso com a minha mãe sobre estes assuntos. Nao sou mais virgem só que minha mãe ainda me fala sobre estas coisas. na minha primeira vez foi emocinante pra mim e acho q eu nunca vou sentir isso outra vez..

    ResponderExcluir
  18. Omeu primeiro beijo foi com 12 anos. Eu estava muito nervosa, eatava achando que ia mandar muito mal, mas me sai bem !!! Foi com um menino que eu gostava, fiquei com ele muitas vezes e até hoje lembro de tudo e todos os detalhes... e não penso em Sexo agora nem pensar é só isso bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu primeiro beijo foi com 12 anos. Eu estava muito nervosa, estava achando que ia mandar muito mal, mas me sai bem !!! Foi com um menino que eu gostava, fiquei com ele muitas vezes e até hoje lembro de tudo e todos os detalhes... Minha mãe sempre me orienta, sobre esse assunto e sempre que não consigo me abrir com elas converso com minha tia ou minhas amigas. Acho que estou muito nova pra Sexo, coloquei na minha cabeça que tem que ser com uma pessoa que eu ame muito e que me ame também.

      Excluir
  19. meu primeiro beijo foi com 6 anos,so que não foi tao especial pq eu nao gostava do garoto,minha mae nunca converçou comigo sobre sexo e muito menos beijo.nem nunca me perguntou se eu gostava de alguem.mas eu acho melhor assim sem ela saber da minha vida pessoal,pq ela e muito rigida.ainda sou virgem e vou ser ate encontrar alguem q eu goste pq isso tem que ser com alguem especial na minha opiniao.

    ResponderExcluir
  20. o meu primeiro beijo foi muito bom foi com a pessao que eu gostava
    bom dis o ditado o brimeiro e o beijo lenbrado
    e esse primeiro beijo vai ser lenbrado
    para sepre e a pessoa tambem ...
    eu lembro do nome do jeito dele ele foi a primeira
    pessoa que eu goste.
    eu senti uma coisa que eu nunca vou senti de novo .
    mais agora eu sinto outra coisa quando eu beijo outra pessoa .

    ResponderExcluir
  21. o meu primeiro beijo foi com um menimo que eu gostava de mas emeu primeiro beijo foi com 14anos eu falhei com a mimha mae ela me falou para ter cutado eu achei istramho por que eu munca timha beija to eu tinha comversato com uma amiga sopre isso eu dice para ele si ela timha bejado eai eu falhe para ela si era bom ela falou que era bom eu falhe para ela que eu ia beijar um menimo amdes de falar com mimha mae mas depois que rolou um beijo ai que eu falhe para mimha mae mas

    ResponderExcluir
  22. Meu primeiro beijo foi com 11 anos .Nao me arrependo porque foi com um menino muito especial que eu nao esqueci ate hoje .Minha mae sempre converssa com migo sobre esse assunto e se as veses ela nao pode me escuta que isso nem sempre acontece tenho minha tias que sao bastantes abertas com esse assunto com migo porque elas nao queren que eu tenha o mesmo futuro que elas (Miha mae e minhas tias) .Sobre sexo minha mae converssa com migo sempre que ela pode ou sempre que eu pesso alguma imformaçao minha mae e bastante aberta com migo e se nao ten ela nem minhas tias para falar com migo eu conversso com minhas amigas .

    ResponderExcluir
  23. O meu primeiro beijo foi aos 11 anos e achei muito bom,foi muito legal.eu goitei muito,sempre falei para o meus pais e eles me davam
    conselhos,as vezes eu discutia com minha mãe sobre esses assuntos.ela falava varias coisas para mim e muitos conselhos legais e importante.meu primeiro beijo foi muito incrivel pra mim....e agora eu n sou mais VB e depois disso e ja começei a beijar muito umas garotas bonitas e legais e os pais delas tembem eram a a menina do meu primeiro beijo era muito legal e amadora e eu falava com os pai dela e eles eram muito legais e minha mãe sempre falou toma cuidado pela rua

    ResponderExcluir
  24. O meu primeiro beijo foi com 6 anos,com menino de 8 anos,foi muito estranho por que eu e ele era criança e não sabemos beijar.
    Minha mãe sempre me deu conselhos sobre sexo ela disse que o sexo traz doenças muitos perigosas.Meus pais não sabe que tirei meu BV com 6 anos mais eu era criança não sabia ainda oque eu tava fazendo
    mais sei que agora minha vida mudou muito e meus pais ta deixando eu sair,mais meus pais conversa comigo sempre e manda eu tomar cuidado pra mim não gravidar e usar sempre camisinha, e tomar cuidado com as doença

    ResponderExcluir
  25. Meu Primeiro beijo foi com 5 anos de idade com uma garota do prezinho foi uma coisa de louco porque eu gostava dela ela era muito linda e eu acho que ela tambem gostava de mim e nóis eramos muito pequenos não tinhamos ideia de nada que a gente estava fazendo so sabia que a genten estava beijando nos falamos pros nossos pais que a gente estava namorando nosos pais sabiam que a genete não tinha ideia de nada noís eramos muitos novos pra saber oque a gente estaa sabendo e quando eu contei para a minha mãe ela ficou dando muita risada e a sim foi o meu primeiro beijo que eu tive na minha vida.

    ResponderExcluir
  26. meu primeiro beijo foi com 9 anos foi meio estranhoi ao mesmo tempo divertido o menino tinha 11 anos eu gostava dele um pouquinho i ele tambem, a mãe dele gostava de mim de mais ela falava pra todo mundo qui nois eramos namoradinhos kkkkk meus pai não sabe minha sabe di tudo oque eu fasso quando eu vo ficar com alguem eu conto pra ela e so mi diz pra tomar cuidado i mi da algums conselhos, tem vezes qui ela briga mais da risada eu nao tenho vergonha di conta pra ela por que si eu não contar vão falar pra ela i melhor eu falar do que os outros.

    ResponderExcluir
  27. meu primeiro beijo foi com 5 anos de idade com minha prima querida mais linda demais eu e ela era bv foi quando nois deu um celinho ai começo um beijo de lingua eu e ela nao sabia beija direito foi quando começo um beijo todo escroto nem eu nem ela sabia beija ai começo quando acabo nois fikamos queto ela nao conto pra mae dela nem eu contei pra minha mae mas foi muito bom eu adorei eu e ela fikamos muito nervoso por que era o nosso primeiro beijo mas no segundo eu fiquei suave ja sabia mesmo ai deu tudo certo foi com outra menina linda me encantei eu e ela se bejamo da i pra frente eu pego todas.

    ResponderExcluir
  28. meu primeiro beijo foi com 6 anos,so que não foi tao especial pq eu nao gostava do garoto,minha mae nunca converçou comigo sobre sexo e muito menos beijo.nem nunca me perguntou se eu gostava de alguem.mas eu acho melhor assim sem ela saber da minha vida pessoal,pq ela e muito rigida.ainda sou virgem e vou ser ate encontrar alguem q eu goste pq isso tem que ser com alguem especial na minha opiniao.
    acho q quando chegar a hora de eu perder a minha virgindade eu vou ficar muito nervosa.mas eu espero que demore muito pq eu quero estar bem preparada

    ResponderExcluir
  29. Meu primeiro beijo foi com 10 anos foi bom ela era legal e bonita gostava dela mais nao gosto mais ela so e uma amiga legal meu pai nei minha nao sabe foi na minha casa mais meu pai e minha nao tava la so minha irma mais nao viu nada foi muito bom gostei muito e beijo com uma pessoa que eu queria.
    coisa na minha primeira vez foi emocionanate pra mim um beijo que marcou minha vida eu ate que começei a gosta dela mais depois foi me dis annimando.

    ResponderExcluir
  30. meu primeiro beijo foi com 6 anos,com uma garota , numeus olhos eu gostava
    dela mais agora eu não gosto dela só como amiga.
    meus pai não sabem que eu perdi o meu BV ainda mais um dia eles saberam mais ainda não e´
    o tenpo serto para contar mais.
    meu primeiro beijo não foi tudo o que eu pensei porque quando é o primeiro beijo eu pensei que
    fosse o massimo.
    quando voce é criança penssa que é a melhor coissa do mundo como se eu tivesse ne outro
    mundo.

    ResponderExcluir
  31. meu primeiro beijo foi aos 11 anos.meus pais nao sabem mais um dia vai saber,foi otimo o nome dela era raiane
    se eu podese voltar no tempo meus pais sempre fala sobre sexo eles
    sempre comentam isso,eles dizem pra mim me orienta mais eu to consiente.
    minha mae sempre fala sobre ela e o meu pai sempre fala sobre eles
    como foi a primeira vez,bom e e isso.

    ResponderExcluir
  32. O meu primeiro beijo foi a algum tempo eu acho que eu tinha uns 11 anos foi na praia, eu tava pasando as ferias com a minha familia e alguns amigos dos meus pais, tava chonvendo, e tinha um tipo de sala de festa que ficava do lado de fora da casa, eu tinha ido lá pegar alguma coisa e o menino estava lá, eu e ele tinha quase a mesma idade foi rápido e meio estranho mais foi legal, poderia ter sido melhor, poderia ter sido com alguem que eu gostava, mais não foi tãaao ruin assim !
    Eu lembro que quando eu contei pra minha mãe ela fico uma semana sem falar comigo, foi até que meio engraçado póis eu achei que ela estava fazendo muito drama, porque tinha sido só um beijo, mais depois de um tempo ela sento pra conversa comigo e eu entendi ela disse que fico chatiada porque eu estava crescendo e ela não queria isso, mais acabo tudo bem.
    Hoje em dia eu converso bastante com ela sobre namorar e esse tipos de coisas, porque também ela e a unica com quem eu posso conversa, eu falo com as minhas amigas também, mais eu prefiro não falar muito sobre isso, na maioria das vezes eu resolvo sempre sozinha. Mas e bom ter alguem pra conversa !

    ENTÃO ESSE FOI O MEU PRIMEIRO BEIJO E AS CONSEQUÊNCIAS DELE ;)

    ResponderExcluir